Página inicial > Assistência Estudantil > Como acontece a assistência estudantil no IFBA?

Como acontece a assistência estudantil no IFBA?

Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2016, 08h58 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 16h13 | Acessos: 798

"A Política de Assistência Estudantil é um arcabouço de princípios e diretrizes que orienta a elaboração e implantação de ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes do IFBA, visando à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e ao bem estar biopsicossocial" (Diretrizes da PAE - IFBA, 2010).

O acesso à educação, assim como a sua continuidade, é um direito de todos e dever das instituições de ensino públicas. Para que se alcance a excelência acadêmica e a plena formação dos educando, uma política de assistência estudantil é imprescindível.

Anualmente, o Serviço Social do campus abre inscrição para o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (Paae), em período estabelecido no calendário acadêmico, após ampla divulgação. Geralmente, no início do ano letivo, são levantadas as necessidades para posterior seleção dos beneficiários. Também há outras oportunidades através dos Programas Universais e Complementares. Confira abaixo:

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE (PAAE)
Desenvolve ações de seleção e acompanhamento dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, avaliando renda per capita, relações familiares, situação de saúde, habitacional e acadêmica.

O Programa e suas Modalidades

Bolsa de Estudo: Disponibiliza auxílio financeiro mensal a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do estudante, que deverá participar de acompanhamento pedagógico, atividades de monitoria, atendimento docente, dentre outros. Público prioritário: estudantes que estejam cursando o primeiro ano ou semestre. Valor: meio salário vigente.

Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo à Aprendizagem (Pina): Disponibiliza auxílio financeiro e insere o estudante em projetos de pesquisa e/ou extensão a serem desenvolvidos por servidores (docentes ou técnicos administrativos). O estudante deve ter condições acadêmicas de cumprir uma carga horária de até 12h semanais, não estando, preferencialmente, no primeiro ano ou semestre letivo. Valor: meio salário vigente.

Auxílio-Transporte: Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com custeio de deslocamento no trajeto domicílio/IFBA (e vice-versa). Terão prioridade os estudantes cujos municípios de domicílio não oferecem transporte escolar até o Instituto. Valor: Até 20% do salário mínimo vigente para estudantes que residem em Jacobina e até 30% do salário mínimo vigente para os que residem em outro município.

Auxílio-Moradia: Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com despesas referentes à moradia do estudante. Terão direito a esse auxílio, prioritariamente, os estudantes oriundos de outros municípios ou que morem em Jacobina e não residam com familiares. Será exigido mensalmente o recibo do aluguel. Valor: Até meio salário mínimo vigente, não devendo, portanto, cobrir todas as despesas com a moradia.

Aquisições (Almoxarifado Social): Disponibiliza material de desenho técnico e/ou itens do fardamento escolar autorizados pelo Serviço Social, sob entrevista. Apenas um item pode ser liberado por estudante por ano letivo.

Auxílio-Cópia e Impressão: Disponibiliza cópias e impressões para os estudantes com o objetivo de contribuir com os materiais didáticos específicos do curso e estudos. Serviço disponível na reprografia do campus, sendo a cota mensal de 70 cópias e 30 impressões. Os estudantes não selecionados para bolsas e auxílios poderão ser incluídos apenas nesta modalidade. Horário e critério de atendimento são de responsabilidade exclusiva do setor.

Auxílio-Alimentação: Subsidia uma refeição diária, podendo ser almoço ou janta.

Ficha de inscrição

Política de Assistência Estudantil do IFBA

Documento Normativo da Política de Assistência Estudantil do IFBA

Resolução n º 194/2014 do IFBA