Confira os destaques da abertura oficial do Projeto "Acolhe"

• Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 11h48
  • Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 09h16

Nesta segunda-feira, 19, o Campus Jacobina deu início ao projeto Acolhe, que tem por objetivo recepcionar os mais novos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A abertura foi marcada pela participação dos veteranos tanto no cerimonial quanto nas apresentações culturais e mesas-redondas. Os diretores geral, de ensino e administrativo, Epaminondas Macedo, Andson Rocha e Aurélio Bulcão, respectivamente, compuseram a mesa oficial ao lado da enfermeira Ariane Sousa, uma das articuladoras do Acolhe, e de representante do Grêmio Estudantil.

Na fala do diretor geral, foram evidenciados a tradição e os aspectos positivos dos institutos federais quanto ao tripé ensino-pesquisa-extensão, incluindo atividades artístico-culturais e esportivas. Os desafios governamentais para a manutenção da qualidade físico-estrutural e de recursos humanos também foram citados por Epaminondas, que ressaltou a importância da luta continuada pela melhoria da educação em nosso país. “Aqui formamos cidadãos para o mundo do trabalho e para a prática de direitos e deveres”, disse.

Além da apresentação de vídeo institucional e do Manual do/a Estudante, que traz diversas dicas para os novatos compreenderem a lógica de funcionamento do Instituto e sua organização didática, por meio da apropriação de aspectos relevantes para a rotina acadêmica, o evento contou com dramatizações teatrais, frutos do Sarau Literário coordenado pela profa. de língua portuguesa Virgínia Anjos; e até música em Libras, resultado do curso de extensão da tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais do campus, Agda Medrado, que esteve, durante toda a manhã, elucidando os conteúdos compartilhados para os surdos. Ainda houve bate-papo com alunos dos cursos técnicos de informática, eletromecânica e mineração, seguido da descrição das próximas atividades a serem desenvolvidas pelo projeto até o fim de abril.

Temas como Política de Assistência Estudantil; profissão; bullying e saúde mental serão abordados através de palestras, oficinas e minicursos. Clique aqui para ter acesso à programação detalhada e garanta a sua participação! Informações em (74) 3621-8722/24/36 I Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saiba mais

Desde fevereiro, os recém-chegados ao Campus Jacobina estão participando de curso de matemática básica com o professor Ricardo Alcântara. A iniciativa pretende minimizar deficiências em conteúdos da disciplina, ministrados, normalmente, no ensino fundamental, que deveriam ser dominados para garantir resultados satisfatórios nas avaliações, bem como facilitar o entendimento de outros assuntos, sobretudo do ramo das exatas, a exemplo de física e química, bem como das matérias técnicas.

Para Joana Andrade, moradora do município de Miguel Calmon e aprovada no curso de mineração, o curso está ajudando a suprir algumas dificuldades. “Estou gostando muito! Ficava confusa com o assunto 'raízes', mas com os exercícios e o acompanhamento do professor já estou entendendo melhor. A expectativa para o começo das aulas é muito boa!”, comentou.

Mais fotos estão disponíveis em nossa fanpage

Por Verusa Pinho