Publicados editais da Política de Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 08h40 | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 09h43 | Acessos: 833

Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (Paae)
Voltado para os estudantes regularmente matriculados no Campus Jacobina do IFBA, de todos os níveis, formas e modalidades de ensino, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Paae visa à permanência dos alunos, com foco na inclusão social, formação  plena,  produção  de  conhecimento,  melhoria  do  desempenho  acadêmico  e  bem-estar biopsicossocial.

No edital nº 1/2018 estão sendo ofertadas 170 bolsas e/ou auxílios, distribuídos entre as modalidades bolsa de estudo, projetos de incentivo à aprendizagem (Pina), auxílio-transporte municipal e intermunicipal, auxílio-moradia, auxílio-cópia e impressão, almoxarifado social e auxílio-alimentação.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 21 deste mês, de modo online, através deste link. Também é preciso entregar a cópia dos documentos exigidos via Protocolo do campus, até 22/5. O estudante que foi bolsista em 2017 está dispensado de reapresentação dos documentos pessoais, exceto nos casos de emissão de um novo documento ou alteração de dados.

As próximas etapas da seleção incluem entrevista social e visita domiciliar. O resultado parcial está previsto para 14 de julho, com interposição de recursos até 19/7. O começo das atividades ocorrerá a partir da assinatura do termo de compromisso, em agosto.

Mais informações com a assistente social: Jociane Marta da Silva Correia
Telefone: (74) 3621-8718 I E-mail: jociane@ifba.edu.br

* Na página da Assistência Estudantil estão disponíveis todos os modelos de declaração

Programa Universal de Assistência a Viagens

Define critérios para custeio, total ou parcial, referente à inscrição, transporte, hospedagem e/ou alimentação dos discentes para a participação em eventos de cunho acadêmico, científico, tecnológico, cultural, artístico ou esportivo, bem como visitas técnicas, que ocorram no território nacional. Este Programa não está condicionado a questões socioeconômicas e/ou meritocráticas.

Para solicitar o auxílio-viagem, o estudante ou servidor responsável deverá apresentar a proposta com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data do evento ou do pagamento da inscrição, observando-se o fluxo de procedimentos descrito no Anexo 1 do edital nº 2/2018. Os valores concedidos variam de R$ 177 a 224,20, de acordo com o tipo de despesa, sendo que passagens podem ser custeadas integralmente.

Mais informações com o técnico em assuntos educacionais Fernando Santana de Oliveira Santos

Telefone: (74) 3621-8725 I E-mail: fernando.santana@ifba.edu.br

* Na página da Assistência Estudantil estão disponíveis os formulários individuais para solicitação

Programa Complementar de Monitoria de Ensino

Destinado a custear bolsas (valor atual R$ 380), para estudantes do ensino médio integrado (exceto do 1º ano), selecionados por mérito e em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, para atuar como monitores de disciplinas específicas,  mediante projeto e sob supervisão de professor(a), o edital nº 3/2018 está oferecendo seis vagas distribuídas entre matemática (2), física (2), química (1) e desenho (1). Também há possibilidade de colaborar como monitor/a voluntário/a.

Alunos que exercem atividades laborais remuneradas ou participem de programas de bolsas internos ou externos, com carga horária que inviabilize a dedicação à monitoria, ficam impedidos de participar da seleção.

Os professores interessados devem encaminhar, até esta sexta-feira, 18, seus projetos, com base nos Anexos I e II (disponíveis na página da Assistência Estudantil), período em que os discentes também manifestarão interesse (Anexo III) para desenvolver as atividades técnico-didáticas durante quatro horas semanais, divididas por dois dias. O período de vigência da bolsa será de agosto de 2018 a março de 2019. O resultado preliminar está previsto para 8 de junho.

A inscrição ocorre na Coordenação do Ensino Médio, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Mais informações com o prof. Ricardo Mesquita:

Ramal: 8706 I E-mail: ricardo.mesquita@ifba.edu.br