Entrevista: Viajando pelo mundo da leitura com Ana Cláudia dos Santos Paiva

• Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 07h54
  • Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 08h19

“Sei que posso ser várias coisas, não me restrinjo a uma somente, afinal, ‘tudo vale a pena quando a alma não é pequena’” (Fernando Pessoa).

É com essa reflexão que iniciamos nosso bate-papo com a jovem Ana Cláudia dos Santos Paiva, 24, egressa do curso técnico integrado de eletromecânica e atualmente estudante da formação subsequente de mineração, além de graduanda de letras vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Ela foi a ganhadora (1º lugar) do Campeonato de Leitura no ano de seu lançamento, em 2014. O evento, que é organizado pela equipe da Biblioteca do Campus Jacobina do IFBA, já está com as inscrições abertas para a edição 2018. Podem participar alunos de todos os níveis, formas e modalidades do campus.

Com pouco mais de 200 títulos literários e mais de mil exemplares, o setor dispõe de um vasto acervo, contribuindo para o incremento do vocabulário, da capacidade de argumentação, da criatividade e até mesmo do equilíbrio emocional do seu público-leitor. Romances, poesias e contos são alguns exemplos dos gêneros literários que podem ser encontrados.

Convidamos você a viajar pelo mundo da leitura conosco. Confira os detalhes da entrevista com Ana Cláudia a seguir:

imagem: Ana Cláudia em frente à estante da Biblioteca repleta de livros

CF: Como e quando começou o gosto pela leitura?

AC: Desde o ensino fundamental, quando eu era aluna do Felicidade, as professoras me incentivavam a ler.

CF: De que maneira ser aluna do IFBA contribuiu para desenvolver tal hábito?

AC: Quando entrei no IFBA, tive excelentes professores, que me ajudaram a conhecer novos livros. Durante o Campeonato de Leitura, o docente Saulo, por exemplo, me indicou obras como Antígona, Édipo Rei e As Regras do Método Sociológico.

CF: Quais os gêneros de sua preferência?

AC: Gosto do gênero romance e ficção cientifica. Gosto de best-seller também, afinal, vale de tudo um pouco.

CF: Quem são seus autores-ídolos e que obras marcaram sua trajetória enquanto leitora?

AC: Meus autores favoritos são Jorge Amando (Quincas Berro D’água), José de Alencar (Iracema), Machado de Assis (Dom Casmurro), José Saramago, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, são tantos...

CF: O que significou pra você participar do Campeonato de Leitura e qual mensagem deixaria para os estudantes interessados em ingressar neste universo?

AC: Participar desta iniciativa significou muito pra mim, contribuiu pra minha formação como leitora e estudante. Aos que desejam participar do universo da leitura, ficarão maravilhados com o conhecimento e o saber que ele possibilita. Como diz Saramago “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”.

LISTA DE LIVROS LIDOS POR ANA CLÁUDIA/DATA DA RETIRADA

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo (10/01/2014)

As regras do método sociológico - Durkheim (13/01/2014)

A noite na taverna - Alvares de Azevedo (17/01/2014)

Senhora - José de Alencar (17/01/2014)

O Ateneu - Raul Pompéia (22/01/2014)

O sertão vai virar mar - Moacyr Scliar (22/01/2014)

Iracema - José de Alencar (27/01/2014)

A morte e a morte de Quincas Berro D’ Água - Jorge Amado (27/01/2014)

Um general na biblioteca - Calvino (31/01/2014)

Édipo Rei - Sófocles (31/01/2014)

Antígona - Sófocles (03/02/2014)

Quincas Borba - Machado de Assis (03/02/2014)

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida (11/02/2014)

Histórias de cronópios e de famas - Julio Cortázar (11/02/2014)

Se você está com aquele(s) livro(s) guardado(s), que talvez nem tenha lido ainda, que tal doá-lo(s)/emprestá-lo(s) para a nossa Biblioteca?

Embarque neste movimento: “Ler é da Hora!”.

Texto: Verusa Pinho

Fotos: Arquivo Pessoal