Campus Jacobina participa de Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

• Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 13h38
  • Última atualização em Quinta, 26 de Julho de 2018, 08h34

Até esta quinta-feira, 26, representantes do Campus Jacobina do IFBA participam, em Natal/RN, do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Com dois artigos científicos aprovados no Workshop Educação em Informática, um dos eventos-base do CSBC, marcam presença a professora Carina Machado e o licenciando Anderson de Oliveira.

imagem: profa. ao meio com banner do evento ao fundo estampando a frase "Eu Fui"

imagem: Anderson ao meio com banner do evento ao fundo estampando a frase "Eu Fui"

O estudo “Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Lógica de Programação: relato de experiência” foi apresentado no dia 24 pela docente. Desenvolvido por Carina, em 2017, juntamente com dois alunos do curso técnico integrado de informática (Fellipe Azevedo e José Elias de Jesus), o projeto foi fruto de trabalho de conclusão de curso.

imagem: profa. no palco com banner do evento ao fundo

imagem: profa. ao centro do palco com banner do evento ao fundo; auditório em primeiro plano

“Os fatores que podem contribuir para o baixo desempenho dos discentes na disciplina vão desde a precária base lógico-matemática dos ingressantes no curso, passando pela dedicação insuficiente ao estudo da matéria, limitações docentes, material didático ou metodologia de ensino insuficiente para contemplar as diferentes formas de aprendizado. Diante dessa problemática e enquanto professora da disciplina na época, me incomodei com o alto número de reprovações em semestres anteriores e decidi buscar alternativas para minimizar essa situação. Busquei apoio no conceito de Gamificação (inclusão de elementos de jogos fora do contexto do jogo), visando engajar e motivar os alunos”, explica a docente.

imagem: recorte da profa. no palco com banner do evento ao fundo

Em parceria com dois estudantes-colaboradores, o próximo passo foi a criação do jogo “Quem quer ser Programador?”. O objetivo da proposta era que o aluno acumulasse bytes suficientes para alcançar o nível máximo na categoria de programadores, que é ser programador sênior. Testado pela equipe coordenadora no semestre letivo 2017.2, com a turma ingressante no curso subsequente de informática, o jogo auxiliou na redução dos índices de reprovação, melhorando o aprendizado e aumentando o rendimento dos participantes.

Já o trabalho “Uso do Scratch na Introdução de Conceitos de Lógica de Programação: relato de experiência” contou com o auxílio do professor Cristiano Marsena Nobre, além dos graduandos Anderson de Oliveira e Everton Dias. Apresentado por Anderson no dia 25, o estudo, resultado de projeto de extensão, propõe uma experiência contextualizada e lúdica na introdução dos conteúdos da lógica de programação, fazendo uso de estratégias e metodologias alternativas ao ensino tradicional.

imagem: Anderson em sala de aula apresentando artigo; slide do lado esquerdo e público à frente

“Observamos que os ingressantes das formações técnicas de informática possuem uma expectativa que não condiz com a realidade dos cursos. Em geral, os alunos entendem nosso curso como manutenção de microcomputadores. Entretanto, o objetivo do IFBA é a formação de profissionais desenvolvedores de software de apoio gerencial ou produtivo, o que requer grande habilidade algorítmica. A disciplina Lógica de Programação constitui a base de formação dos estudantes, requerendo deles uma nova forma de pensar e habilidades que, dificilmente, são desenvolvidas no ensino regular”, destaca Carina.

Saiba mais

A edição de 2018 do CSBC teve por objetivo aproximar a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação em torno do tema #ComputaçãoeSustentabilidade. A programação do Congresso inclui exposições de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates interdisciplinares. Mais informações no site oficial do evento

imagem: profa. e estudante em frente ao banner "Eu Fui"

Fotos: Arquivo Pessoal