sirinevler escort
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFBA realiza evento sobre alimentação dia 6 de novembro

Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 21h47 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 08h18 | Acessos: 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, vai comemorar no próximo dia 6 de novembro, às 14h, no auditório da instituição, o Dia Mundial da Alimentação.

A iniciativa, que é aberta ao público externo, vai contar com palestras das nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Saúde (BA), Daniela Rocha, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Mirangaba e Caém, Anicéia Mota e do campus Jacobina, Yzana Rios.

Yzana explica que na programação será trabalhado o tema “Mude o futuro da migração". “Com as migrações, as pessoas passaram a consumir mais alimentos industrializados, ricos em açucares, sal, gorduras saturadas, além de substâncias químicas”. Ela frisou que ainda não se conhece as consequências futuras do consumo desses alimentos. 

A nutricionista do IFBA disse ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem estimulado o consumo de alimentos regionais, que são considerados mais saudáveis por usarem menos agrotóxicos.

“O que se quer é fazer as pessoas retomarem o consumo de vegetais para diminuir os índices de obesidade. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de aproximadamente 10% da prevalência de obesidade no Brasil. Saímos de índices de desnutrição entre as décadas de 1960 e 1970 até os de obesidade hoje em dia, que aumentam as doenças cardiovasculares”.

Quem comparecer ao evento vai concorrer a rastreios de diagnóstico nutricional gratuitos. Os sorteados vão saber o Índice de Massa Corporal (IMC). Yzana lembra que calculando o IMC as pessoas podem saber se estão com o peso normal. Ela explica que se estiver acima, há riscos de hipertensão e diabetes e se abaixo os riscos são de doenças infecto-contagiosas como pneumonia, diarreia e virose.

registrado em:
Fim do conteúdo da página