sirinevler escort
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2011, 09h07 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 12h35 | Acessos: 8558
imagem sem descrição.

O Campus

Situado na região noroeste da Bahia, extremo norte da Chapada Diamantina, a cerca de 330 km de Salvador, a cidade de Jacobina tem, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil habitantes. Cercado por serras, lagoas, grutas, rios e cachoeiras, o município se destaca pelo potencial ambiental, com diversos atrativos voltados ao ecoturismo, bem como cultural, sendo palco de manifestações tradicionais e artísticas singulares. Com uma história diretamente ligada à atividade mineradora, Jacobina é também conhecida como a Cidade do Ouro.

É nesse lugar diferenciado que nasce o Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Fruto da segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), o campus foi inaugurado simbolicamente em Brasília, no ano de 2010, começando seu funcionamento em 2011.

Atualmente, oferece os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além da formação de meio ambiente, disponível a forma subsequente. Ainda temos a licenciatura de computação, primeiro curso de nível superior do campus.

O IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),  criado pela  Lei  nº  11.892/2008,  é resultado  das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de  Educação  Tecnológica  da  Bahia  (Cefet-BA). Autarquia do Governo Federal, a instituição existe há mais de 100 anos, estabelecendo-se, em 1910, na capital baiana, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices do país.

Com o passar dos anos, recebe distintas denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), em 1965; Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet/BA), resultado da fusão entre o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Centec) e a ETFBA, em 1993, até chegar ao atual IFBA, em 2008.

Com a última transformação, o Instituto passa a ter características bem peculiares: equipara-se às universidades federais, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, além de apresentar estrutura pluricurricular e multicampi. Hoje o IFBA está em mais de 20 cidades da Bahia, dentre elas, Jacobina.

Conheça mais sobre a história dessa instituição centenária neste vídeo e no Portal IFBA.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página